O que é anestesiologia?
É a especialidade médica que estuda e proporciona ausência ou alívio da dor e outras sensações aos pacientes que necessitam realizar procedimentos como cirurgias e alguns exames diagnósticos, bem como atuação na terapêutica da dor aguda e/ou crônica.
Áreas onde atua e subespecialidades
Tem extensa área de atuação, realizando anestesia para diversos tipos de procedimentos, desde uma sedação leve até procedimentos de alta complexidade. Os especialistas que compõem o Serviço atuam em diversas áreas, sendo elas:
Avaliação de risco cirúrgico e preparo pré-operatório: é a verificação do estado clínico do paciente antes de uma cirurgia.
Recuperação pós-anestésica: são atividades de monitorização e tratamento utilizadas para o manuseio do paciente após um procedimento anestésico-cirúrgico, proporcionando-lhe bem-estar e maior segurança.
Anestesia para procedimentos cirúrgicos de alta complexidade: são cirurgias feitas por equipes médicas multidisciplinares muito bem preparadas, com o auxílio dos melhores recursos tecnológicos disponíveis em medicina.
Anestesia e sedação para procedimentos diagnósticos e terapêuticos: são procedimentos usados para diagnosticar doenças ou para tratá-las. Entre eles estão tomografia computadorizada, ressonância nuclear magnética, endoscopia digestiva, colonoscopia, radioterapia e biópsias.
Terapia da dor: é o controle adequado da dor em procedimentos médicos e cirúrgicos por meio de terapia medicamentosa, bloqueios terapêuticos, tratamento intervencionista, tratamento ambulatorial e analgesia pós-operatória.
Nossa Estrutura
Garantem rotineiramente assistência diária as 14 salas no Centro Cirúrgico (uma para cirurgia ambulatorial), 3 salas no Centro Obstétrico, 1 sala no Centro Radiológico, 1 sala na Endoscopia e 1 sala no Ambulatório para Avaliações Pré-Anestésicas.
O Serviço de Anestesiologia atua 24 horas em permanência física na Instituição.
Principais doenças atendidas pela especialidade
A Anestesiologia não atende doenças em si, mas é utilizada em exames para diagnosticar ou tratar diversas doenças. Entre esses exames temos:
- a tomografia computadorizada, que é muito útil no diagnóstico de doenças, como: acidentes vasculares cerebrais (AVC), embolia pulmonar, pneumonia, aneurismas, edema cerebral, derrame pleural, fraturas e hemorragias;
- a ressonância magnética, que é eficiente para diagnosticar esclerose múltipla, tumores no cérebro e na glândula pituitária, infecções no cérebro, nas articulações, infecções na medula espinhal, lesões nos ombros, tendinite, derrame em estágio inicial, ligamentos rompidos no pulso, joelho e tornozelo;
- a endoscopia digestiva/colonoscopia, que é um exame importante para o diagnóstico de diversas doenças, como: gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e doenças mais graves como hérnia de hiato e estágios iniciais do câncer de estômago, bem como problemas intestinais;
- a radioterapia, que é um tratamento que pode ou não utilizar a anestesia e tem como objetivo destruir ou impedir que as células do tumor aumentem.
Principais Exames
Os exames que mais utilizam a anestesia são:
- tomografia computadorizada
- ressonância nuclear magnética
- endoscopia digestiva/ colonoscopia
- radioterapia
- biópsias
Especialistas
O Serviço conta com 29 profissionais altamente qualificados, todos com TEA/SBA (Título de Especialista em Anestesiologia emitido pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia) e 24 médicos residentes (R1-8, R2-8 e R3-8) em aprendizado.
Coordenador Responsável: Dr. João Lian Júnior – TEA/TSA
Docente da disciplina de Anestesiologia na PUC-Campinas
TEA/SBA – Título de Especialista em Anestesiologia
TSA/SBA – Título Superior em Anestesiologia