O Hospital PUC-Campinas, lançou no dia 21 de dezembro de 2017, sua nova marca. Trata-se de um resultado que vem sendo ponderado desde 2015. O Hospital passou a se chamar Hospital PUC-Campinas e quer se apresentar de forma mais clara como um polo de referência em saúde no Estado e no Brasil e com isso aumentar a atratividade de clientes de planos de saúde privados e particulares.
O Hospital PUC-Campinas – Instituição privada, filantrópica e mantida pela Sociedade Campineira de Educação e Instrução (SCEI) – consolida, a cada dia, sua importância no complexo sistema de saúde em que está inserido, seja no âmbito da Saúde Suplementar (convênio privado e atendimento particular) ou no Sistema Único de Saúde (SUS).
Certificado, em 2019, como ‘Acreditado com Excelência’ (Nível 3) da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Oferece atendimento em amplos campos da saúde, desde consulta, exames, internações em Unidades Terapia Intensiva (UTIs) e cirurgias de todos os portes. Trata-se de uma das principais instituições hospitalares de atuação terciária e quartenária em Campinas e Região.
História
Com o início da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas, em 1976, surgiu a necessidade e o desejo da construção de um Hospital-Escola para a formação de médicos que desenvolvessem suas atividades nas comunidades desprovidas de recursos. O médico Celso Pierro adquiriu, em 1973, um terreno na Avenida John Boyd Dunlop, nas proximidades da Rodovia Anhanguera, e iniciou a construção da ‘Cidade da Saúde’, em uma área de 5 mil metros quadrados.
Com o falecimento do Dr. Celso Pierro, em 1977, a família do médico não teve condições de dar prosseguimento ao seu ideal. Dessa forma, doou a Clínica construída na ‘Cidade da Saúde’ para a Pontifícia Universidade Católica de Campinas, que assumiu a dívida da construção e comprou a grande área circundante, em que passaram a funcionar as Faculdades de Medicina, de Enfermagem e de Odontologia.
Após a aquisição do terreno pela PUC-Campinas, teve início, imediatamente, a ampliação da Clínica já existente, resultando, atualmente, em uma área construída de 28 mil metros quadrados.
Em 1978 tem início o atendimento hospitalar e em julho de 1979, acontece a primeira cirurgia, oficializando a data inaugural da Unidade. Começara a corrida para atingir os números que viram consolidar o sucesso crescente e contínuo da empreitada, iniciada com 150 leitos e uma equipe de 15 professores cobrindo as diferentes especialidades médicas.
Possui, atualmente, 339 leitos, sendo 204 destinados ao atendimento de usuários do convênio do Sistema Único de Saúde (SUS), com capacidade instalada para 400 leitos.
Além de integrar as 10 Faculdades do Centro de Ciências da Vida (CCV) da PUC-Campinas, com o objetivo de melhor formação do aluno, o Hospital-Escola, é caracterizado como um grande polo de atendimento, sendo referência regional e nacional em diversas áreas.
Lema
Excelência e Inovação cuidando da Vida.
Missão
Prestar atendimento na área de saúde e contribuir para a geração e promoção do conhecimento, considerando sua orientação cristã e seu caráter de Hospital Universitário.
Visão
Ser reconhecido como referência em Ensino e Pesquisa, competência técnico-científica e responsabilidade social, a partir das diretrizes da Igreja Católica no Brasil.
Valores
Conduta Humanizada e baseada nos Princípios Católicos;
Postura Ética;
Assistência com Qualidade;
Satisfação do Cliente;
Competência Técnico-Científica;
Responsabilidade Socioambiental;
Profissionalismo;
Transparência;
Aperfeiçoamento Contínuo.