EVOLUIR É HUMANIZAR

O Hospital PUC Campinas tem o compromisso de impactar de forma positiva a vida das pessoas que buscam por seu serviço, sejam elas seus colaboradores ou clientes. Para isso, nosso trabalho é pautado na Política Nacional de Humanização, que em 2017, passou a ser um eixo estratégico de trabalho com objetivo de proporcionar aos nossos clientes um ambiente seguro, com tecnologia avançada e profissionais qualificados.

Nesse sentido, o Hospital conta com uma comissão de Humanização, composta por profissionais de diversas áreas cuja a responsabilidade é pensar e apoiar ações que amenizem a tensão do ambiente hospitalar e contribuam para a melhoria dos processos de trabalho.

Através da Comissão de Humanização, o Hospital PUC Campinas desenvolve projetos específicos para que as práticas humanizadoras tornem-se parte da rotina em todos os departamentos.

Principais ações de humanização

Projeto Jeito PUC de atender – Cuidando de quem Cuida para garantir a excelência profissional:

O projeto consiste em ações de cuidado, atenção e valorização profissional através de rodas de reflexão e conversa com objetivo de sensibilizar as equipes à um atendimento mais humanizado. Além de entrega de certificados de reconhecimento profissional às equipes e colaboradores que tiveram elogios registrados por pacientes em ouvidoria. Acreditamos ser importante cuidar de quem cuida e valorizar as pessoas que dedicam suas vidas ao cuidar dos outros.

Palestra sobre a Humanização na integração de novos colaboradores

Apresentação das rotinas do Hospital, das ações de Humanização, com objetivo de integrar os novos profissionais para que eles desenvolvam um trabalho alinhado com a missão e valores da instituição, além de promover reflexão e sensibilizar à um atendimento mais humanizado.

Fazendo Arte

O Fazendo Arte é um projeto de Humanização desenvolvido e executado em conjunto com a Terapia Ocupacional e Serviço Social com a proposta de atividades terapêuticas que promovam a integração entre profissionais durante oficinas, além de enfatizar o valor humano, descobrir potencias e valorizar a vida.

Café com Acompanhantes –A educação em saúde como forma de cuidar

Esse projeto tem o objetivo de aproximar acompanhante e paciente da rotina hospitalar no sentido de envolve-los na terapêutica proposta durante o período de internação do paciente e após alta.

Projeto “Nascendo Bem”

Acolhimento diferenciado às mulheres gestantes com longa permanência no Pronto Atendimento de Ginecologia e Obstetrícia, através da oferta de técnicas de relaxamento (não medicamentosas) e ações de atenção e cuidado que valorize o bem-estar da gestante e proporcione a ela uma experiência positiva, marcante e inesquecível em nosso Serviço.

Eventos festivos Oncologia

Atividades de acolhimento e sensibilização às pacientes oncológicas da quimioterapia; Essas ações são realizadas pela equipe multiprofissional e acontecem a partir da articulação com voluntários externos para promover momentos de descontração, auto cuidado e troca de experiência entre pacientes.

Projeto A-Cor-Dar - Um olhar humanizado aos pacientes cardíacos

Tem como objetivo ofertar acolhimento e suporte à pacientes e familiares durante internação, tornando esse período de internação mais leve e humanizado.

Realizando Desejos e Celebrando a Vida

Acolhimento especial aos pacientes aniversariantes, porque a vida é um presente que merece ser celebrado, e aos pacientes de longa permanência. No acolhimento ao
aniversariante o paciente é presenteado com um cartão de aniversário assinado pela equipe que o acompanha em sinal de atenção e carinho. No acolhimento á pacientes de longa permanência o objetivo é proporcionar a ele um momento especial com a realização de um desejo que diminua a tensão causada pela internação

Projeto “Maquina dos Sonhos”

Tem como objetivo trazer o ambiente hospitalar e o processo cirúrgico de uma forma mais acessível e lúdica às crianças. Nesse projeto, a criança é preparada para a cirurgia com o auxílio de um livro que conta a história dos fazedores de sonho, transportada até o centro cirúrgico em miniveículo elétrico onde vai assistindo um vídeo com o tema de sua escolha para a indução do sonho.

Comunicação Alternativa

Tem o objetivo de viabilizar ao paciente com deficiência na fala acessibilidade à comunicação utilizando pranchas onde o paciente pode apontar as respostas
solicitadas.

Além dos projetos específicos elaborados pela humanização, o Hospital PUC Campinas já possui em sua rotina ações de humanização idealizadas e executadas por diversos setores

Minha agenda de tratamento Oncológico

Material disponibilizado para auxiliar pacientes na visualização de seus compromissos de tratamento, e diminuir o índice de faltas.

Conhecendo a Maternidade

Recepção de gestantes e acompanhantes para apresentação da estrutura de nossa maternidade e toda a linha de cuidado materno infantil.

Conheça nossa maternidade

Curso de Gestantes

Curso para gestantes, realizado externamente e executado pela equipe multiprofissional para apresentação de temas diversos sobre gestação e puerpério.

Serviço de Ouvidoria

Ouvidoria: Serviço disponibilizado aos clientes para manifestação de elogios, reclamações e sugestões. Nos casos de críticas e reclamações, são acionados os responsáveis das áreas envolvidas para resposta e providências.

Recepção de voluntários externos

O Hospital da PUC recebe voluntários externos para ações específicas como: Apresentações musicais, doação de presentes em datas comemorativas acompanhados por colaboradores do Hospital.

Projeto “Ciranda de Direitos”

Projeto realizado pelo Serviço social no ambulatório de quimioterapia, consiste na orientação de direitos em grupo e trocas de experiência.

Programa de voluntariado

O Programa de voluntariado trabalha com ações voltadas ao acolhimento dos pacientes, O Programa de Voluntariado é um projeto da superintendência do Hospital, ministrado pela Associação Beneficência Nossa Senhora da Esperança e já existe na instituição há mais de 10 anos. Atualmente conta com um time de colaboradores responsáveis por acolher e direcionar as ações dos voluntários.

Vem para contribuir e complementar as ações de humanização sendo o trabalho do voluntário voltado ao acolhimento de pacientes e acompanhantes no processo de hospitalização, essas ações têm feito a diferença no que se refere ao olhar mais humanizado aos pacientes, pois tem o foco na pessoa e não em sua doença. Os voluntários são parte importante de nossa equipe e trazem benefícios não apenas aos clientes, mas também aos trabalhadores. O voluntário tem a oportunidade de atuar com os mais diversos perfis de pacientes da linha oncológica, sendo um agente multiplicador dos valores de humanização em saúde.

Conheça algumas ações do voluntariado:

A Humanização em tempos de Pandemia

Em meio a insegurança e medo decorrente da pandemia do novo coronavírus, pequenos gestos vão se sobrepondo e mostrando que é possível enfrentar a doença em diferentes vertentes.

Pensando em ações para somar forças na luta contra o Covid-19, o hospital PUC Campinas através da Humanização implantou novos projetos com objetivo de proporcionar à profissionais e pacientes conforto, acolhimento e segurança.

Banquete de Carinho

O projeto é uma iniciativa do serviço de nutrição dietética em parceria com serviço social e humanização, e visa promover ações que ofereçam conforto e apoio aos pacientes -isolados. Tem como objetivo proporcionar ao paciente com suspeita ou confirmação de Covid-19 conforto e carinho durante o período de internação, além de aproximação com a equipe de cuidado. Consiste na customização das marmitas com mensagens de superação e conforto que são entregues pela equipe de nutrição no momento das refeições.

Um Sorriso para confortar

O Projeto consiste na parceria com a ONG Hospitalhaços que tem utilizado a tecnologia como ferramenta para a realização de visita remota aos pacientes internados no Hospital PUC Campinas que estão em precaução de contato por suspeita ou confirmação de Covid-19.

A Assistente Social da humanização realiza contato com os pacientes para ofertar a visita remota em aplicativo de conversa de vídeo no celular particular do paciente. Caso o paciente manifeste desejo em receber o contato, o número do telefone é passado ao voluntário da ONG Hospitalhaços para contato no dia e horário agendado previamente com paciente.

O abraço que se dá de longe

O Objetivo do projeto é apresentar ao paciente o rosto por trás da máscara, oferecer, mesmo que por foto, um sorriso acolhedor e a segurança de saber que a equipe se preocupa em transmitir segurança e fazer o melhor ao paciente.



Acolhimento diferenciado ao paciente em precaução de contato e família

  • Atendimento remoto à famílias e pacientes hospitalizados em precaução de contato;
  • Reorganização do fluxo de visitas e acompanhantes de acordo com os protocolos de
    segurança;
  • Vídeo Chamada com pacientes adultos hospitalizados, e com as mães da UTI Neonatal
    que se contaminaram com COVID;
  • Flexibilização com planejamento, para visitas pelo vidro aos pacientes COVID.
  • Flexibilização com planejamento, em caso de óbito, para despedida das famílias no leito.

O Hospital da PUC Campinas promove ações especiais em:

Datas Comemorativas

Páscoa, Festa Junina, Dia das Crianças, Dias das Mães, Dia da Mulher, Dia dos Pais. Essa e outras atividades têm o objetivo de humanizar cada vez mais os atendimentos e fazer com que os pacientes tenham os impactos da internação minimizados. O projeto de humanização do Hospital visa proporcionar a possibilidade de atendimento das necessidades humanas nos seus vários segmentos, além de desenvolver nos profissionais o espírito de solidariedade que pauta a missão da Instituição, tendo em vista o papel primordial no Sistema Único de Saúde (SUS) e a preocupação com a qualidade do atendimento e serviços prestados.

Dia Nacional do Doador de Sangue

O Hospital promove, em parceria com o Hemocentro Unidade PUC-Campinas, atividades musicais para homenagear os doadores e oferece um café especial. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da doação.

Festividades Natalinas

Almoço com os pacientes internados e seus acompanhantes. Cerca de 50 crianças internadas recebem o Papai Noel no Almoço Especial de Natal, oferecido pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital PUC-Campinas. O bom velhinho, representado pelo médico Joaquim Simões Neto, chega em uma ambulância pra lá de diferente, a Ghostbusters (Caça-fantasma), como é mais conhecida. Bonecas, carrinhos e saquinhos-surpresa fazem a diversão das crianças atendidas na Enfermaria e no Serviço de Hemodiálise. A diversão e palhaçada ficam por conta dos grupos voluntários PedRiso (projeto de extensão da PUC-Campinas) e Griots (contadores de história). As crianças que aguardam consultas no Ambulatório de Especialidades, Policlínica e Urgência e Emergência recebem os saquinhos-surpresa do bom velhinho e do grupo PedRiso. O Almoço Especial de Natal dos adultos internados e seus acompanhantes, acontece na área externa do hospital. Cada paciente recebe um presente de Natal, também, do Papai Noel.

Dia da Mulher no Serviço de Quimioterapia

O Ambulatório de Quimioterapia do Hospital Celso Pierro realiza a Semana da Mulher, em comemoração do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. As atividades são oferecidas às pacientes que passam por tratamento no Serviço. O objetivo é trabalhar com a autoestima das pacientes, promover a humanização do espaço, estimular as habilidades e o potencial da pessoa, e consequentemente promover a saúde.

Campanha Dia Mundial Sem Tabaco

Sensibilizar e mobilizar a população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais ocasionados pelo tabaco

O Hospital PUC-Campinas, por meio do Serviço de Cardiologia e da Medicina do Trabalho realiza, em frente ao Ambulatório de Especialidades orientações aos pacientes sobre os malefícios do tabagismo. Há também a utilização do monoxímetro (bafômetro do cigarro), aparelho que mede como o pulmão do fumante está contaminado por monóxido de carbono, cerca de 200 pessoas passam pelo procedimento. Essa campanha tem o objetivo de sensibilizar e mobilizar a população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais ocasionados pelo tabaco.

 

Campanha Contra Hanseníase

Sensibilizar e orientar a população sobre os sintomas dessa doença infecciosa

Com o objetivo de divulgar informações e identificar possíveis casos suspeitos da doença, os Serviços de Dermatologia e Vigilância Epidemiológica do Hospital PUC-Campinas realizarão realizam a Campanha de Combate à Hanseníase. A proposta é sensibilizar e orientar a população sobre os sintomas dessa doença infecciosa que atinge pele, nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. A informação é importante para ajudar a diagnosticar e tratar o paciente o mais cedo possível, além da vigilância e exame de todos os membros da família que moram junto com o paciente que está se trata de hanseníase. A prevenção ainda é a melhor forma de curar a doença.

Sintomas

Manchas brancas, avermelhadas ou caroços, que não coçam, não doem e têm alteração de sensibilidade, sensação de formigamento, queda dos pêlos e ausência de suor em determinadas áreas do corpo, além de fraqueza nos braços, mãos e pés são os sintomas da doença.

Tratamento

O tratamento é feito com medicação específica. O medicamento é de graça e deve estar disponível em todos os postos de saúde. A duração do tratamento varia de 6 a 12 meses e não pode ser interrompido.
Com a campanha, a coordenação pretende alertar que, ao suspeitar da doença, a pessoa deve procurar, o mais breve possível, atendimento no posto de saúde mais próximo de sua casa.

Campanha Contra o Câncer da Pele

Campanha realizada gratuitamente.

O Serviço de Dermatologia do Hospital PUC-Campinas realiza gratuitamente em novembro ou dezembro a Campanha Nacional de Prevenção Contra o Câncer da Pele, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Os pacientes são atendidos e aqueles que apresentarem suspeita de câncer da pele, são encaminhados para tratamento. Há a entrega de folder explicativo com orientações sobre foto proteção e dicas de como saber se você pode ter câncer da pele.

Momentos de descontração com:

Apresentação de Corais

Os corais passam nas enfermarias do Hospital e nas recepções dos prontos-socorros, pronto atendimento, principalmente no Natal.

Brinquedoteca

O Hospital PUC-Campinas em parceria com a Associação Hospitalhaços e com o apoio do Instituto Robert Bosch inaugurou no dia 19 de outubro de 2010, a Brinquedoteca da Unidade de Internação Pediátrica do convênio do Sistema Único de Saúde. O destaque, também, é o corredor interativo, da própria enfermaria, criado pela designer voluntária Cláudia Brittes Tosi. O objetivo do projeto é propagar a arte como veículo de aculturação e entretenimento, usando como ferramentas a fotografia, a pintura e objetos interativos que agucem a visão, audição, tato e olfato, inserindo princípios estéticos e culturais, além de proporcionar uma melhoria emocional àqueles que fazem uso dos ambientes revitalizados.

Ped Riso

Ped Riso é um projeto de Extensão que leva música, teatro, artes plásticas e brincadeiras em grupo para salas, pátios e corredores do Hospital.

Parceria com as ONG´s:

Associação Hospitalhaços

Iniciou as atividades em 24 de junho de 2006. Visitas: sábado a tarde e terça a noite. É uma organização não governamental (ONG) de Campinas que promove a humanização hospital, com atividades lúdicas, para pacientes, acompanhantes e profissionais do Hospital. A Associação Hospitalhaços, os personagens brincalhões que, por meio de suas peripécias e histórias engraçadas, tornam o ambiente do Hospital muito mais alegre e descontraído. Além das visitas aos pacientes, o Hospitalhaços também estende sua atividade à Pediatria com a Brinquedoteca Terapêutica, espaço especialmente preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente lúdico. A humanização hospitalar por meio do aspecto lúdico, contribui para a recuperação mais rápida dos pacientes, propicia descontração e relaxamento aos familiares e acompanhantes, diminui o estresse dos profissionais que atuam nos hospitais e também colabora para o crescimento pessoal do voluntariado.

Galeria de fotos

Griots (contadores de história)

Visita: segunda, terça, quinta, sexta e sábado. Contadores de história que há cinco anos atuam de forma lúdica com os pacientes da Pediatria; Além de livros, brinquedos e fantoches, os Griots se utilizam de papel e lápis de cor para incentivar a criança internada a participar das histórias, seja desenhando as personagens, seja criando seus próprios contos de fadas.

MediCão

Foi implantado no dia 24 de junho de 2009. Possui 10 cães e as visitas acontecem as quartas-feiras a cada 15 dias na ala pediátrica do hospital. A atividade faz parte do Projeto de Humanização do Hospital. O Projeto conta com 10 cães, sendo Mel, Brenda, Hanna, Ayla, Bob e Oliver da raça golden retriever; Cacau da raça griffon de bruxelas, Juca o pequeno poodle, a outra Mel labradora e para completar Natasha da raça cocker spaniel. O objetivo do encontro do animal com a criança ou adulto internado é de promover o bem-estar, melhorar a capacidade motora e autoestima, diminuir a ansiedade e a quantidade de medicamentos, além de diminuir as tensões da equipe de trabalho. Para garantir o sucesso do Projeto Medicão, os cães são cadastrados, possuem certificados de vacinas e vermifugação, renovados mensalmente. Há procedimentos realizados antes da visita, no dia e pós visita dos cães. Tudo isso para garantir a saúde das crianças, acompanhantes e profissionais. www.projetomedicao.com.br

Galeria de fotos

Projetos Sociais

Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA)

FMDCA

Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) – Serviço de Pediatria.

No dia 12 de novembro de 2010, foi publicado, no Diário Oficial do Município de Campinas, o Registro Definitivo que vincula o Hospital PUC-Campinas ao Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) – Serviço de Pediatria.

O Registro proporciona melhorias a Pediatria em todos seus segmentos (Pronto-Socorro, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica, Enfermaria, Ambulatório, Cirurgia Pediátrica e Cardíaca) e, principalmente, o retorno da qualidade de atendimento e humanização aos pacientes pediátricos e seus acompanhantes. Para que isso se concretize, precisaremos da colaboração sustentável de todos, médicos, enfermeiros, colaboradores, professores e, principalmente, das empresas parceiras do Hospital PUC-Campinas e Universidade.

A verba arrecadada será destinada para a atualização tecnológica de toda a Pediatria, educação continuada aos pacientes e acompanhantes e na humanização, como, por exemplo, a Brinquedoteca. “É importante lembrar que se trata de destinação e não de doação. Podemos abater esse valor do Imposto de Renda devido, tanto como Pessoa Física como Pessoa Jurídica, e essa destinação deve ser feita até o dia 29 de dezembro”, explica o gestor da Pediatria, Nilton Crepaldi.

SABIA COMO CONTRIBUIR:

Quem pode destinar parte do Imposto de Renda devido ao Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – FMDCA? Há um percentual limite?

1) Pessoa Física que possuir Imposto de Renda Devido, apurado na declaração de renda anual – MODELO COMPLETO, poderá efetuar a destinação ao FMDCA de até 6% (seis por cento) do Imposto de Renda Devido, conforme estabelece o § 1º, Item I, do artigo 87 do Regulamento do Imposto de Renda;

2) Pessoa Jurídica com declaração de renda e apuração do imposto com base no LUCRO REAL, poderá destinar ao FMDCA até 1% (um por cento) do Imposto de Renda Devido, conforme Decreto Federal nº 794, de 05/04/1993.

Há uma data-limite para que sejam efetuadas as destinações, descritas acima, ao Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – FMDCA?

Sim. A data-limite é o último dia útil bancário de cada ano, que, neste exercício, deverá ser o dia 29 de dezembro.

COMO FAZER:
Para contribuir, basta seguir as indicações abaixo:
• SITE: http://fmdca.campinas.sp.gov.br/
• Contribua
• Área do Destinado – Fazer cadastro
• Nova Destinação
• Selecione uma Entidade: SOCIEDADE CAMPINEIRA DE EDUCAÇÃO E INSTR. HOSPITAL E MATER. CELSO PIERRO
• Confirma
• Imprima o boleto (pagável em qualquer banco)

Contribua com esta causa, pois, de qualquer forma, o imposto devido sairá de seu bolso ou do caixa de sua empresa. Com essa destinação, você assegurará muitas ações sociais praticadas em favor das Crianças e Adolescentes de Campinas e, em especial, do Hospital PUC-Campinas.

Banco de Olhos de Sorocaba

588 doações, totalizando 1.176 córneas recebidas

A parceria entre o Hospital PUC-Campinas e o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) completou, em maio de 2010, três anos. Ocorreram, nesse período, 588 doações, totalizando 1.176 córneas recebidas, que promoveram 730 transplantes, ou seja, 62% de aproveitamento.

Atendimento a Crianças da Abba

Avaliação médica e acompanhamento a 68 crianças.

O Hospital PUC-Campinas proporcionou consulta para avaliação médica e acompanhamento a 68 crianças na faixa etária entre 7 e 16 anos de idade da Associação Beneficente da Boa Amizade (Abba). A Associação, localizada no Jardim Eulina, tem como objetivo dar assistência às crianças e adolescentes, que se encontravam expostos à violência e à marginalidade. A entidade atende 70 crianças e adolescentes e suas respectivas famílias e oferece atividades socioeducativas como inclusão digital, artes manuais, música, projeto de leitura, atividades esportivas entre outros.

Além dos projetos desenvolvidos internamente, o Hospital da PUC Campinas disponibiliza:

  • Horário de visita estendida (8 horas por dia)
  • Acompanhante 24h na unidade Coronariana
  • Atendimento por classificação de risco no pronto socorro
  • Cirurgia aos finais de semana
  • Alojamento Conjunto na maternidade
  • Parceria com cartório de registros de Segunda a Sexta feira

O Saber nos move, o cuidar nos inspira e assim, continuamos na busca por um atendimento cada vez mais humano e de excelência. Estamos mais próximos que nunca.