O que é cardiologia?
A cardiologia é a especialidade médica responsável por pela prevenção e tratamento clínico das doenças que afetam o sistema cardiovascular. Os
especialistas tratam de doenças relacionadas com o coração, grandes artérias e veias. Sua atuação consiste na prevenção, investigação diagnóstica,
acompanhamento clínico, procedimentos intervencionistas e reabilitação. A especialidade abrange desde doenças crônicas do sistema cardiovascular até
situações de emergência.
A prevenção dessas doenças atua diminuindo os fatores de risco, como hipertensão, colesterol elevado, diabetes, tabagismo, sedentarismo. Já o tratamento clínico pode servir como prevenção secundária, ou seja, diminuir os riscos de novas doenças ou a piora da atual doença e melhorar o atual quadro do paciente.
Áreas onde atua e subespecialidades
A área de atuação é extremamente ampla, podendo ser desde em atividade clínica preventiva ambulatorial, terapêutica ou de reabilitação, até em unidades coronarianas, unidades especializadas, pronto-socorro, área diagnóstica de exames gráficos, como eletrocardiograma e Holter, ou de exames de imagem, como ecocardiograma, cintilografia miocárdica, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
É uma especialidade que se relaciona bastante com profissionais de outras áreas, como fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, para ampliar seu campo de atuação.
Por ser uma especialidade de abordagem tão ampla, ela é dividida em subespecialidades que podem ser de atuação clínica, diagnóstica ou intervencionista:
- Atuação clínica
- Cardiopatia da mulher
- Dislipidemia
- Miocardiopatias
- Insuficiência cardíaca
- Hipertensão arterial
- Eletrofisiologia clínica
- Valvopatias
- Reabilitação cardíaca
- Coronariopatias
- Cardiogeriatria
- Cardiopediatria – cardiopatias congênitas
- Cardiointensivista
- Pós-operatório de cirurgia cardíaca
- Atuação Diagnóstica
- Ecocardiografia
- Métodos gráficos
- Medicina nuclear
- Tomografia
- Ressonância magnética
- Cateterismo cardíaco
- Atuação intervencionista
- Eletrofisiologia invasiva
- Estimulação cardíaca
- Cardiologia intervencionista
Principais doenças atendidas pela cardiologia
As principais doenças que são atendidas pela cardiologia são:
- Doença coronariana – doença dos vasos sanguíneos que irrigam o músculo do coração; é causada por aterosclerose, ou depósito de gordura nas artérias. Pode se apresentar como casos crônicos, como a angina do peito, ou casos agudos, como infarto agudo do miocárdio.
- Doença cerebrovascular – doença dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro, podendo levar a uma interrupção do suprimento sanguíneo do cérebro e acidente vascular cerebral (AVC).
- Hipertensão arterial.
- Insuficiência cardíaca.
- Diabetes mellitus e suas complicações cardiovasculares.
- Dislipidemias, como aumento do colesterol e triglicérides.
- Valvopatias, ou seja, doenças das válvulas do coração.
- Estudo eletrofisiológico: avaliação invasiva de arritmias cardíacas, podendo ser terapêutico, através da realização de ablação de certas arritmias.
Principais Exames
Os principais exames relacionados à cardiologia são:
- Eletrocardiografia – método simples, seguro e de baixo custo usado em situações de emergência e rotinas ambulatoriais e hospitalares; importante no diagnóstico de arritmias, distúrbios de condução, quadros isquêmicos coronarianos.
- Cineangiocoronariografia – também conhecido como cateterismo, é um exame invasivo que, além de diagnóstico, pode ser terapêutico; permite analisar a presença de obstruções nos vasos que irrigam o coração, o funcionamento das valvas do coração e do músculo do coração. Durante sua execução, pode ser feito angioplastia, procedimento para desobstrução das artérias coronárias
- Ecocardiografia com doppler – é um exame de ultrassom que capta as imagens do coração através do tórax do paciente; permite detectar alterações estruturais e/ou funcionais do coração.
- Teste ergométrico: exame em que o paciente caminha em uma esteira, permitindo diversos diagnósticos.
- Monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA): avalia, durante as 24 horas do dia, o comportamento da pressão arterial.
- Eletrocardiografia dinâmica (Holter): gravação do eletrocardiograma por 24 horas, permitindo avalição mais detalhada de arritmias, entre outras condições clínicas.
- Tomografia computadorizada – permite a determinação não invasiva da anatomia coronária e também do escore de cálcio.
- Ressonância nuclear magnética – permite uma avaliação anatômica da função ventricular, pesquisa de isquemia, análise de fluxo e angiografias.
Especialistas
- ALOISIO MARCHI DA ROCHA
- ANA ELISA MIGUET QUESADA
- ANDRE MOREIRA BENTO
- CARLOS EMILIO GUIMARAES MEDEIROS FILHO
- DANIELLE MUNHOZ ORRICO DE SOUZA
- FERNANDO MELLO PORTO
- FLAVIA SILVA MOTHE
- NATHALIA DOS REIS DE MORAES
- NAYARA ANDRE LATINI DE CARVALHO
- RAPHAEL JOSÉ DE ALMEIDA
- ROMEU ALVES RAMOS JUNIOR