O que é Cirurgia Pediátrica?
É a especialidade médica responsável pelo tratamento clínico-cirúrgico de crianças com doenças congênitas ou adquiridas, do período antenatal ao fim da puberdade.
Tem extensa área de atuação, abrangendo vários sistemas orgânicos (digestório, respiratório, genitourinário, vascular, tegumentar e musculoesquelético).
Casos cirúrgicos muito comuns em crianças são as hérnias inguinais, hérnia umbilical, testículos que estão situados na bolsa escrotal, hipospádia, fimose, tumores, entre outros.
A especialidade da Cirurgia Pediátrica pode atuar em diversas áreas, sendo elas:
Pré-natal: no diagnóstico de malformações congênitas durante a gestação, com programação para correção cirúrgica após o nascimento. Em alguns casos, o procedimento cirúrgico pode ser realizado ainda no útero da mãe (Cirurgia Fetal).
Neonatal: compreende os pacientes desde o nascimento até o vigésimo oitavo dia de vida, prematuros ou nascidos a termo. Nessa faixa etária, predominam as malformações congênitas.
Cirurgia Pediátrica Geral: após o período neonatal, envolve tanto malformações congênitas com diagnóstico mais tardio, como outras patologias de caráter eletivo ou de urgência, dos diversos sistemas orgânicos.
Cirurgia Pediátrica Urológica: investigação e tratamento de doenças do sistema urinário.
Cirurgia Pediátrica do Trauma: o profissional atua em serviços de emergência, sendo imprescindível a sua presença no tratamento de crianças politraumatizadas, pois estas apresentam características distintas dos adultos.
Cirurgia Pediátrica Oncológica: tumores, benignos ou malignos, têm apresentação diferenciada em crianças, inclusive com características histológicas específicas, que determinam o tratamento.
Cirurgia Pediátrica Videolaparoscopia: na verdade, não se trata de área de atuação, mas sim de uma técnica cirúrgica que necessita de treinamento específico e intensivo do profissional e que pode ser aplicada a várias situações da prática diária da especialidade.
Nossa Estrutura (apenas referente área de cirurgia pediátrica)
Contamos com as Unidades: Centro Clínico, Centro Cirúrgico, UTI Neonatal, UTI Pediátrica, Pronto Atendimento Infantil e Unidade de Internação 4 e 6.
Atendimento de excelência desde os procedimentos mais simples até cirurgias de alta complexidade nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, oncologia e ortopedia. Tudo isso sem perder o carinho e a humanização, marca registrada da nossa Pediatria.
Principais Doenças e Sintomas atendidos pela especialidade
- Hérnia inguinal e Hidrocele
- Fimose
- Testículo não descido
- Cistos
- Fístulas
- Apendicites
- Hemangiomas
- Cistos cervicais
Principais Exames
O Hospital oferece toda a estrutura necessária para a realização de exames. O Centro de Medicina Diagnóstica dispõe de Análises Clínicas, Ressonância Magnética, Serviço de Hemodinâmica, Radiologia Intervencionista e Serviço de Hemodiálise.
Especialistas
- Ana Paula Campos Melro
- Andrea Campos da Silva Santos
- Gilson Nagel Sawaya
- Kamilla Silva Campos
- Letícia Castanho Selmi
- Luiz Gonzaga de Freitas Filho
- Nelson Cucolicchio Junior
- Nilton Crepaldi Vicente
- Renata de Barros Guerra Pinotti
- Rodrigo Maselli Thome Garcia