O que é a especialidade
É uma especialidade que engloba diversas áreas da Medicina, que necessita de formação complementar após o término do curso de Medicina.
O clínico é o especialista capacitado para oferecer atendimento global aos pacientes, com uso racional de exames laboratoriais. É considerado o grande integrador da prática médica e desempenha papel fundamental no Sistema de Saúde no Brasil. Quando bem formado, é um especialista capacitado para diagnosticar e tratar 70% dos doentes que buscam atendimento. Ele tem uma visão global do organismo humano, podendo trabalhar com qualquer um dos sistemas (cardiovascular, respiratório, endócrino, digestório, geniturinário, nervoso e tegumentar). Dessa forma, ela atua na atenção básica à saúde, urgência/emergência, medicina ambulatorial e medicina interna, o que acontece, respectivamente, nas unidades básicas de saúde, prontos-socorros, ambulatório e unidades de internação (enfermarias).
Outra atuação muito importante é a prevenção de doenças, que ocorre pela orientação de hábitos de vida saudáveis e aconselhamento familiar dos pacientes que já atende, valendo-se da característica marcante de manter forte relação médico-paciente.
Áreas onde atua e subespecialidades
A Clínica Médica atua juntamente com outras especialidades ao compartilhar doenças clínicas. Assim, pelo seu caráter investigativo, realiza o direcionamento de casos que necessitem de intervenção específica, como procedimentos cirúrgicos, radio e quimioterápicos, além de seguimento clínico de pacientes em tratamento específico com outras especialidades que apresentam comorbidades prévias ou mesmo decorrentes do tratamento que estão recebendo.
A atuação com cirurgiões – como cirurgião geral, cardiovascular, ortopedista, entre outros – ocorre frequentemente, desde o diagnóstico de uma doença que necessita de tratamento cirúrgico até o preparo do paciente para a cirurgia, bem como o acompanhamento de complicações clínicas pré e pós-operatórias.
Outro ponto importante é a subespecialização dos profissionais, que procuram ter uma área para aprofundarem seus conhecimentos, sendo a clínica médica uma das quatro grandes áreas (junto com pediatria, cirurgia geral e ginecologia/obstetrícia), que é o ponto de partida, o pré-requisito para o médico que pretende se especializar, por exemplo, em cardiologia, endocrinologia, pneumologia, reumatologia, oncologia, gastroclínica, entre outras.
Suas principais áreas de atuação são o ambulatório/consultório, os plantões e a medicina interna, tanto no serviço público como no privado.
Principais doenças atendidas pela especialidade
- Hipertensão
- Diabetes
- Cardiopatias
- Dislipidemia
- DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
- Alergias
- Anemia
- Infecção urinária
- Infecções respiratórias
- Hipo/hipertireoidismo
Principais Exames
Os principais exames solicitados são: laboratoriais de sangue (hemograma, eletrólitos, colesterol e triglicerídeos, glicemia, hormônios, enzimas, vitaminas) e de urina, eletrocardiograma, radiografias, ultrassonografias, tomografias.