O que é a radiologia?
A Radiologia é uma especialidade médica caracterizada pelo domínio de equipamentos tecnológicos que adquirem imagens para fins diagnósticos dos pacientes. Os médicos radiologistas capacitam-se para interpretar essas imagens com o objetivo de identificar doenças e lesões de um indivíduo.
Áreas onde atua e subespecialidades
Medicina Interna
Subespecialidade que interpreta imagens do abdome e do tórax, como de órgãos genitais, urinários, do fígado, pâncreas, intestino e adrenais, para seguimento ou diagnóstico.
Imagem cardíaca
Subespecialidade que coleta e interpreta imagens para diagnosticar problemas cardíacos, como patologias, deficiência ou perda de função das valvas e anormalidades de tamanho e formato do coração.
Imagem da mama
Subespecialidade focada no diagnóstico e seguimento de pacientes com câncer de mama em fase precoce.
Imagem musculoesquelética
Subespecialidade que interpreta imagens radiológicas dos ossos, articulações e de tecidos moles associadas para o diagnóstico de lesões e doenças.
Neurorradiologia
Subespecialidade que interpreta imagens do cérebro, face, pescoço, coluna vertebral, medula espinal e as vascularização dessas regiões, a fim de identificar e diagnosticar acidentes isquêmicos, aneurismas, tumores, mal de Parkinson e doença de Alzheimer, por exemplo.
Nossa Estrutura
O Hospital da PUC-Campinas dispõe, atualmente, de um tomógrafo, um aparelho de ressonância, cerca de sete aparelhos de ultrassonografia e de radiografia, sendo alguns portáteis, além de oito estações de trabalho para analisar as imagens e uma estação dedicada às imagens de mama.
Principais doenças atendidas pela especialidade
As principais doenças atendidas pela especialidade são as ortopédicas, do aparelho digestivo, pulmonares, vasculares (doenças coronarianas e acidente vascular cerebral), neurológicas (demências, doenças psiquiátricas, neoplasias, urinárias, entre outras. Além disso, os exames são essenciais em situações de emergências e urgências.
Principais Exames
Radiografia e mamografia
A radiografia é um método de imagem que utiliza os raios X, formas de radiação de alta energia que conseguem penetrar o corpo e criar imagens. O paciente pode ser posicionado de acordo com o que se deseja analisar, como fraturas ósseas e problemas respiratórios, por exemplo. As estruturas mais densas, como os ossos, são capazes de absorver a maior parte da energia dos raios e aparecem em tom branco-acinzentado nas imagens, enquanto os tecidos moles, líquidos e ar permitem a passagem desses raios e aparecem em preto. Em alguns exames, pode-se utilizar um tipo de contraste para analisar estruturas específicas, como nos estudos do trato digestivo.
Ressonância Magnética
Exame feito com um equipamento grande em formato de túnel com as extremidades abertas e com uma prancha em seu interior, na qual o paciente se deita para a coleta de imagens. A ressonância contém ímãs e pulsos de radiofrequência que conseguem gerar sinais do corpo que são detectados por uma radioantena, permitindo a criação de imagens precisas e detalhadas. Esse exame é muito usado para diagnosticar patologias no cérebro, medula espinal e nos joelhos.
Ultrassonografia
Exame que utiliza ondas de ultrassom de alta frequência para coletar imagens de áreas do interior do corpo com o uso de um transdutor, equipamento operado pelo especialista e conduzido sobre a região que será investigada. A ultrassonografia é indolor, não há radiação e é utilizada mais para a análise obstétrica, abdominal, pélvica e renal.
Ultrassonografia com Doppler
Exame que se baseia na emissão de ondas sonoras pelo transdutor com o doppler, que permite a análise dos vasos sanguíneos. Essa ultrassonografia é indicada para o estudo do funcionamento das artérias e das veias, detectar tromboses, diagnosticar varizes, medir o fluxo sanguíneo da mãe para o feto e identificar aneurismas e estreitamentos dos vasos.
Tomografia Computadorizada
O exame utiliza os raios X para capturar imagens de cortes específicos do corpo para analisar determinada área ou estrutura. Algumas imagens podem ser coletadas em diferentes direções para conseguir uma visualização tridimensional no diagnóstico de anormalidades de órgãos e doenças.
Especialistas
- Marcos Marins
- Patrícia Prando
- Augusto Amato
- Thiago Penachim
- Daniel Lahan Martins
- Cassio Costa Rossi
- Amanda Gabrielle Cenzi
- Victor Cassimiro D. Sanchez
- Guilherme Baptistella de Napoli
- Maria Carolina Baccarin
- Maysa Ferreira Zambotti
- Barbara Pena Nujica Pfluck
- Mariana Lujan Brunetto
- Taciana Soares Rodrigues da Cunha
- Fernando Garcia
- Denise Junqueira Maia Soares
- Diego Navarro E. Paiva
- Eduardo Martins
- Fabio Cury Caprecci
- Gabriel Mesquita Provenza
- Graziela Jaci Silva
- Jose Luiz de Sa Neto
- Lucas Delgado de Oliveira
- Mariane Massaini Barbieri
- Lucas Marciel Soares Silva
- Natalia Pereira Meneguzzi
- Marcia Pereira Bueno
- Ana Carolina Nascimento Amancio
- Rafaela Contesini Nivoloni
- Ana Luisa Madeira Freitas
- William J. Almeida Volpini
- José Alexandre Mendonça
- João Walter
- Marcelo Lopes Montemor