O que é reumatologia?
A Reumatologia é a especialidade médica que faz parte da Clínica Médica e se dedica ao estudo do diagnóstico e tratamento das doenças reumáticas, as quais abrangem mais de cem patologias distintas. Popularmente conhecido como “reumatismo”, esse termo genérico abrange doenças que podem acometer todo o aparelho locomotor, eventualmente órgãos internos e, erroneamente, não atinge só pessoas idosas, podendo ser encontrada em qualquer idade. O reumatologista é o clínico do aparelho locomotor.
Áreas onde atua e subespecialidades
Os pacientes reumatológicos costumam apresentar sintomas crônicos, necessitando de acompanhamento ambulatorial/consultório e, eventualmente, internação hospitalar. Além das áreas citadas acima, o médico reumatologista pode se especializar em procedimentos invasivos/minimamente invasivos (reumatologia intervencionista), por meio de punções em cavidades articulares e tecidos moles periarticulares. Também há a possibilidade do aprofundamento científico, trabalhando com pesquisas, indústria farmacêutica, laboratórios (estudo de técnicas de determinação de antígenos, anticorpos e genes) e centros de infusão de imunobiológicos. A avaliação por imagem também vem ganhando espaço dentro da especialidade, principalmente com a utilização da ultrassonografia para diagnóstico e acompanhamento das lesões.
Nossa Estrutura
O Hospital da PUC-Campinas conta com o serviço ambulatorial de reumatologia
com atendimento dos pacientes previamente agendados.
Principais doenças atendidas pela especialidade
As patologias reumatológicas mais conhecidas são: artrose, osteoporose, febre reumática, gota, reumatismos de partes moles (bursites, tendinites, fascites, fibromialgia, lesões por esforço repetitivo), doenças da coluna vertebral (cervicalgia, lombalgia, espondilites) e as caracterizadas doenças autoimunes (artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico, esclerose sistêmica, vasculites e miopatias inflamatórias (doenças nos músculos).
Principais Exames
Dentre as diversas formas de se avaliarem as doenças reumatológicas, os exames laboratoriais e de imagem destacam-se pela capacidade de evidenciar processos inflamatórios com ou sem alterações estruturais, bem como detectar a existência de anticorpos que possam ser responsabilizados pela patologia avaliada. São eles: a ultrassonografia, a ressonância nuclear magnética, a velocidade de hemossedimentação, a proteína C reativa, o fator reumatoide (FR), o fator antinuclear (FAN), os anticorpos anticitoplasma de neutrófilo (ANCA) e o anticorpo anti-DNA, entre outros, dependendo do caso.
Especialistas
- André Marun Lyrio
- Claudia Valeria Pereira Vierhout
- Fernanda Bertucci
- Flávia Andrade
- José Alexandre Mendonça
- Lucas Eduardo Pedri
- Marina de Sousa Vieira
- Rubens Bonfiglioli
- Samara Gavinier