Cirurgia Geral

Descrição:

Cirurgia Geral é a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Essa especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismos fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos. A residência médica em Cirurgia Geral é pré-requisito para várias outras especialidades cirúrgicas.

A Clínica Cirúrgica do Hospital PUC-Campinas é subdividida nos Serviços de Gastrocirurgia, Vias Biliares e Fígado, Cirurgia do Tórax, Parede e o Serviço de Cirurgia de Urgência e Trauma (SCUT).
São realizadas, em média, ao mês, 165 cirurgias e 921 consultas ambulatoriais. A estrutura compreende o ambulatório, centro cirúrgico, urgências e emergências cirúrgicas no pronto-socorro e demais intercorrências de todo o Hospital, 24 horas por dia.

A residência médica em clínica cirúrgica, já consagrada e muito respeitada, é composta por sete residentes do primeiro ano e sete do segundo ano e uma vaga para o R3.

O Serviço atua na assistência direta aos residentes e alunos, de modo acadêmico, com uma equipe hoje, extremamente coesa, homogênea e presente. Além dos assistentes contratados pelo Hospital PUC-Campinas, há, também, docentes que contribuem ricamente com o Serviço.

“Hoje, a Clínica Cirúrgica realiza cirurgias de pequena, média e grande complexidade e estamos, no momento, com um desafiador objetivo, o transplante hepático. Somos um Serviço de referência em trauma e cirurgias de complexidade. Estamos trabalhando como uma equipe unida, disponível e extremamente interessada em deixar o Serviço cada dia melhor, visando, sempre, melhorar o atendimento ao paciente e dar uma assistência completa ao residente e aluno”, conclui a coordenadora médica, Maria Júlia Tafuri Pedro.