Psiquiatria

Descrição:

O Serviço de Psiquiatria do Hospital e Maternidade Celso foi inaugurado, em 6 de abril de 1987, com o nome de Unidade Psiquiátrica de Urgência (UPU).
Esse serviço está dividido nas atividades de enfermaria, ambulatorial e de pronto-socorro. Ele desenvolve, atualmente, atividades assistenciais de forma multidisciplinar, nas áreas de Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional e de Serviço Social.

A atividade ambulatorial atende adultos com transtornos neuróticos, afetivos, psicóticos e alimentares. As crianças e os jovens são encaminhados para outro ambulatório, separadamente. Essa atividade atua, também, na área forense, individualmente e em grupo, na abordagem psicodinâmica psicanalítica. Na emergência, o atendimento funciona 24 horas por dia, durante a semana. A Unidade de Internação 7 participa, também, em atividades de Ensino e de Pesquisa.

Esse Serviço é referência municipal e regional na área assistencial, além de ser palco para a formação acadêmica nas áreas de Medicina, Enfermagem e Psicologia e de contribuir para a formação de médicos residentes na área de Psiquiatria, possibilitando, também, espaço para estágios de formação de técnicos de enfermagem.

O Serviço conta, atualmente, com 4 médicos especialistas que atuam no ambulatório; 8 no Pronto-Socorro de Psiquiatria e 3 na Unidade de Internação. No total, são 15 médicos assistentes.

Segundo o coordenador do Serviço de Psiquiatria, professor Renato Marchi, em 2010, esse Serviço passará a contar com três médicos residentes de Psiquiatria e, no futuro, aumentará o número de titulados pós-graduados. Marchi almeja, também, que seja incorporado um novo espaço de assistência hospitalar com a criação de uma enfermaria de psiquiatria voltada a clientes de convênios privados e particulares.

“Os profissionais do Serviço de Psiquiatria buscam sempre primar pela excelência em suas atividades assistenciais, de Ensino e de Pesquisa, e almejam uma atuação profissional ética e humanizada”, ressalta Renato Marchi.