O que é a cirurgia bariátrica?
A cirurgia bariátrica, gastroplastia ou popularmente conhecida como redução de estômago, é um procedimento que reúne técnicas com eficácia cientificamente comprovada para o tratamento de pacientes com obesidade grave e/ou mórbida e de doenças decorrentes do acúmulo excessivo de gordura no corpo ou agravadas por esse excesso. Além da redução dimensional do estômago e da redução da capacidade de ingestão de alimentos, essas cirurgias também são capazes de ajustar mecanismos hormonais no paciente obeso, algo que o ajudará a perder peso e controlar ou curar alguns agravos de saúde, como o diabetes, colesterol em níveis aumentados, apneia do sono, hipertensão arterial ou sintomas associados à síndrome metabólica.
Os pacientes submetidos a esse tipo de cirurgia devem ser acompanhados pelo resto das suas vidas, para serem orientados especificamente acerca da sua dieta.
Quanto mais interferência houver no grau de absorção dos nutrientes, maior a chance de desenvolvimento de complicações associadas à má nutrição pelo paciente. Como exemplo disso, podem-se citar a anemia por falta de ferro ou de vitamina B12 e/ou ácido fólico, deficiência de cálcio e vitamina D e perdas ósseas.
Áreas onde atua e subespecialidades
A cirurgia bariátrica em si é uma subespecialidade da cirurgia do aparelho digestivo.
É uma categoria cirúrgica que depende do trabalho em conjunto de diversos profissionais, além da equipe de cirurgia, como de nutricionistas, psicólogos,
enfermeiros, fisioterapeutas e de médicos que tratem cada um dos problemas de saúde do paciente envolvido.
Nossa Estrutura
No Hospital da PUC-Campinas a especialidade utiliza as áreas de Enfermaria, Centro Cirúrgico, PA e convênio
Principais doenças atendidas pela especialidade
A cirurgia bariátrica é uma especialidade voltada para o manejo da obesidade.
Como resultados adicionais, pode-se dizer que ela trata ou cura doenças e agravos de saúde que são causados pela obesidade ou que são agravados por ela. Por isso, considera-se esse tipo de procedimento útil para a melhora da saúde global do paciente obeso.
Alguns exemplos de complicações da obesidade que podem ser tratados com a realização da cirurgia bariátrica são a apneia do sono, hipertensão arterial, diabetes mellitus, aumento dos níveis de colesterol no sangue, problemas articulares e problemas cardiovasculares.
Principais Exames
Antes da cirurgia, deve ser feita uma avaliação minuciosa do paciente, que passará por exames clínicos e laboratoriais incluindo a aferição da pressão arterial em diversos momentos, dosagem da glicose e de lipídios no sangue, algumas outras dosagens sanguíneas de fatores constitucionais do organismo, avaliação das funções hepática, pulmonar e cardíaca. Como exames pré-operatórios, são feitas a endoscopia digestiva e a ultrassonografia de abdome.
Junto a essa avaliação, é necessária uma avaliação psicológica do paciente anterior à operação, assim como o tratamento dos pacientes com transtornos psiquiátricos.
Especialistas
- Alceu Beani
- Aline Simões
- Hercio Cunha
- Mario Célio de Morais
- Michel Castilho
- Ricardo Sugahara
- Salvador Affonso Fernandes Pinheiro