O que é a urologia?
A Urologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem o trato urinário feminino e masculino, bem como o sistema reprodutor dos homens.
Apresenta interface com praticamente todas as especialidades médicas. Possui extensa atuação, abrangendo órgãos como os rins, glândulas suprarrenais,
ureteres, bexiga urinária, uretra, testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis.
Áreas onde atua e subespecialidades
Uro-oncologia: a incidência de câncer urológico é grande, sendo o de próstata o mais prevalente entre os homens, embora o urologista também trate os tumores malignos nos rins, nas glândulas suprarrenais, bexiga, testículo, ureteres e pênis. Na prática clínica, é responsabilidade desse profissional fazer o rastreamento do câncer de próstata com exames anuais, além de se atentar para as queixas que podem levar ao diagnóstico da doença em outros órgãos. O seguimento da doença também é feito por ele, mas há possibilidade de haver relação multidisciplinar com radioterapeutas e oncologistas.
Uropediatria: essa subespecialidade envolve o atendimento a pacientes pediátricos muitas vezes diagnosticados ainda no pré-natal. Além de incluir o tratamento clínico de doenças como infecções urinárias, lida cirurgicamente com uma série de doenças, como tumores renais, malformações congênitas e cálculos renais.
Endourologia e Laparoscopia Urológica: a endourologia compreende a utilização de técnicas minimamente invasivas para tratamento e/ou diagnóstico de doenças urológicas. Suas técnicas consistem no emprego de aparelhos endoscópicos, acoplados a uma câmera de vídeo, possibilitando o acesso visual através da uretra, bexiga, ureteres e rins. Outra técnica minimamente invasiva é a laparoscopia, que através de pequenos orifícios, permite a abordagem de órgãos do sistema urinário de forma pouco agressiva.
Uroneurologia: é o ramo da Urologia que avalia e trata as doenças relacionadas ao controle do sistema nervoso sobre o sistema genitourinário e de condições que causam alteração da frequência urinária. As doenças neurológicas, tais como um acidente vascular cerebral, esclerose múltipla, doença de Parkinson, demências (como mal de Alzheimer) e lesões da medula espinhal, podem afetar o trato urinário inferior e resultar em condições como incontinência urinária, hiperatividade da bexiga e retenção urinária.
Andrologia/infertilidade: trata clínica e cirurgicamente problemas como ejaculação precoce, doença de Peyronie, disfunção erétil, deficiência androgênica, hipogonadismo (queda da testosterona, que causa disfunção erétil, perdas musculares e osteoporose), entre outros.
Doenças prostáticas: a próstata é uma glândula do organismo masculino que se localiza abaixo da bexiga. Ela é responsável, em conjunto com as vesículas seminais, por mais de 90% do que é ejaculado pelo homem numa relação sexual, tendo grande importância na fertilidade masculina. Essa subespecialidade visa ao tratamento de doenças como hiperplasia prostática benigna, prostatite, câncer de próstata, entre outras.
Uroginecologia: é o ramo da Urologia que avalia e trata as doenças do trato urinário feminino. Em geral, tratam de problemas como como bexiga hiperativa, prolapso genital, incontinência urinária, alterações anatômicas do trato urinário feminino e infecções urinárias de repetição.
Litíase renal: é a subespecialidade voltada ao tratamento clínico e cirúrgico de cálculos. Estes são massas duras, popularmente chamadas de “pedras”, que se formam no trato urinário e podem provocar dor, hemorragia, infecção ou bloqueio do fluxo da urina.
Urologia geral: engloba o tratamento de doenças diversas que não se encaixam nas demais subespecialidades, tais como: estenose de uretra, traumas urológicos, tuberculose urinária, cistos renais, entre outras.
Nossa Estrutura
O Serviço de Urologia conta com infraestrutura de excelência do Hospital PUC-Campinas, com centro cirúrgico amplo, equipado com vários monitores de vídeo, alguns arcos cirúrgicos, materiais de microcirurgia, endourologia e laparoscopia urológica.
Atendemos no ambulatório e pronto atendimento da policlínica dos convênios.
Principais doenças atendidas pela especialidade
- Tumores renais, de bexiga e próstata
- Bexiga hiperativa e incontinência urinária
- Cistite
- Enurese noturna
- Impotência sexual
- Hiperplasia benigna da próstata
- Litíase renal
Principais Exames
- Cistoscopia
- Urofluxometria
- Avaliação urodinâmica
- Biópsia de próstata
Especialistas
- André Meirelles dos Santos
- Edson Monteiro Schneider
- Alexandre Soares Grieco
- Eduardo Varella Gewehr
- Guilherme Becker Burmeister
- Tiago Moura Rodrigues