Cateterismo Cardíaco
Exame cardiológico invasivo feito para diagnosticar ou corrigir problemas cardiovasculares, como por exemplo, a visualização de um estreitamento, geralmente formado por uma placa de gordura, na artéria coronária. Hospital PUC-Campinas realiza pelo convênio do Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios privados e particulares.
O cateterismo cardíaco é um procedimento médico usado para diagnóstico e tratamento de certas condições cardíacas. Um tubo longo, fino e flexível, chamado cateter, é colocado dentro de um vaso sanguíneo no braço ou virilha, e levado até o coração. Por meio do cateter os médicos podem fazer diagnósticos e tratamentos do coração.
Os médicos podem tomar amostras de sangue e músculo cardíaco durante o cateterismo para diagnóstico, assim como realizar procedimentos terapêuticos curativos no coração. O cateterismo é sempre feito no hospital com a pessoa acordada ou parcialmente sedada, com anestesia local. Embora seja um procedimento médico invasivo, com o aprimoramento da técnica e qualidade dos materiais utilizados, o cateterismo cardíaco raramente causa complicações.
O cateterismo cardíaco é usado para diagnóstico e/ou tratamento de várias condições cardíacas. O médico pode recomendar o cateterismo cardíaco para várias razões diferentes. A razão mais comum é para avaliar dor no peito, a qual pode ser sintoma de doença da artéria coronária e o cateterismo cardíaco pode mostrar se a placa está estreitando ou bloqueando as artérias cardíacas.
Atualmente realizamos, por mês, cerca de 350 exames entre SUS e Covênios Privados e Particulares.