Oncologia

Descrição:

A Oncologia é a especialidade médica que estuda os tumores, que podem ser benignos ou malignos. Os tumores podem estar localizados ou invadir outros tecidos, podendo disseminar-se por todo o corpo. A Oncologia está voltada para tratar a forma como o câncer se desenvolve no organismo e qual é o tratamento mais adequado para cada caso.

A Oncologia é também chamada de Cancerologia no Brasil. A Oncologia tornou-se, nos últimos anos, uma disciplina complexa e interessante e conta com o auxílio de outras especialidades, como cirurgia, pediatria, patologia, radiologia, psiquiatria e outras. Portanto, na Oncologia atual é de suma importância o tratamento multidisciplinar, devido à enorme complexidade da doença e suas diferentes abordagens terapêuticas, porque cada tipo de câncer tem seu tratamento específico: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e outras inúmeras possibilidades. Muitas vezes, é necessária a combinação de vários tratamentos.

O Serviço de Oncologia do Hospital PUC-Campinas conta com atendimentos, na maioria, ambulatorial, no espaço da quimioterapia. Duas outras atenções são o atendimento ao paciente internado e interconsultas, principalmente no Serviço do Pronto-Socorro.

A especialidade de oncologia do Hospital PUC-Campinas conta, também, com um especialista em oncologia pediátrica no grupo de médicos assistentes.
Fazem parte da equipe dois médicos contratados (com a formação acadêmica de doutorado), sendo um deles professor do quinto-ano da medicina. Há mais quatro médicos assistentes e cinco residentes.

A Quimioterapia também faz parte da estruturação do serviço que é composta de médicos, residentes, profissionais da enfermagem e serviços de apoio da terapia ocupacional, psicologia, nutrição, serviço social, além das outras especialidades afins, como hematologia e hemoterapia. Atende-se também um setor da Genética Médica, que consiste na infusão venosa de medicamentos específicos da genética.

A principal atribuição do Serviço é basicamente a avaliação ontológica pós-cirurgia e biópsia. Consiste no estadiamento da neoplasia e indicação da terapêutica quimioterápica ou radioterápica, de caráter neoadjuvante, associada, adjuvante ou paliativa. O oncologista clínico, hoje, constitui no principal acesso ao tratamento oncológico do paciente.

O Serviço possui um cadastro dos pacientes oncológicos junto à Fundação Centro de Oncologia do Estado de São Paulo (FOSP). Por meio desse registro há possibilidade de novos recursos do Estado para o Hospital.