Otorrinolaringologia
Descrição:
O Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital PUC-Campinas-Campinas, desenvolve suas atividades na Assistência (1,2 mil consultas e 50 cirurgias mensais), no Ensino e na Pesquisa.
A especialidade, conta com cerca de 10 médicos, um deles docente da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas, além de quatro fonoaudiólogas. Dos especialistas, dois são mestres, dois são doutores e dois cursam o pós-doutorado.
A Assistência foca o atendimento aos clientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos convênios privados. No Ensino, o Serviço de Otorrinolaringologia atua na formação dos alunos do 7º e 8º semestres e do 11º e 12º semestres do curso de Medicina da PUC-Campinas, além de oferecer ensino aos residentes do Hospital PUC-Campinas. Durante todo o ano letivo, os alunos realizam atendimento prático clínico, discussão de casos e pequenos procedimentos ambulatoriais sempre sob supervisão do docente da Faculdade de Medicina da Universidade. A pesquisa é desenvolvida nas áreas clínica e cirúrgica, por meio de protocolos, previamente aprovados pelo Comitê de Ética da PUC-Campinas.
Otologia (ouvido), Rinologia (nariz), Laringologia (garganta) e as subáreas Otoneurologia, Distúrbios da deglutição, Ronco e Apnéia do Sono, Estomatologia (boca) e Estética Funcional de Face são as áreas de concentração da Otorrinolaringologia. Em cada uma delas, as atividades são exercidas, preferencialmente, em dias e horários fixos, o que constitui ambulatórios especializados.
A equipe freqüenta regularmente atividades em congressos da especialidade, ministra cursos, participa de mesas-redondas, seminários com apresentação de pôsteres. Publicou, nos últimos 12 meses, cerca de 12 trabalhos em revistas indexadas da especialidade e realizou três cursos extracurriculares no Hospital PUC-Campinas.
O Serviço de Otorrinolaringologia é credenciado pelo Ministério da Saúde para o Programa da Saúde Auditiva, na alta e na média complexidade, e realiza avaliações médica e audiológica, tratamento clínico e/ou cirúrgico, quando indicado aos clientes com deficiência auditiva. Há, também, indicações para doação e adaptação de prótese auditiva e acompanhamento fonoaudiológico para todas as idades. Um dos diferenciais do Serviço é o conceito B+ recebido da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
“A especialidade espera que, com o estímulo para o aumento do número de titulados pós-graduados, possa criar um Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado-doutorado), formando, assim, novos docentes da própria Instituição”, afirma o coordenador do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital e professor do curso de Medicina da PUC-Campinas, Silvio Antônio Monteiro Marone. “O Serviço preza a incorporação dos novos avanços tecnológicos e, principalmente, enfatiza os princípios da ética e da moral de todos que ali trabalham”, completa.