Pediatria

Descrição:

Apoiado no conceito de atendimento integral, o Serviço de Pediatria do Hospital PUC-Campinas oferece, juntamente com a disciplina “Pediatria” da Faculdade de Ciências Médicas da PUC-Campinas, serviços qualificados em todas as especialidades necessárias para o atendimento de crianças de diversas idades, desde o nascimento até a pré-adolescência, 12 anos.

As áreas pediátricas do Hospital PUC-Campinas atendem 6,6 mil crianças por mês entre consulta, internação, atendimento de urgência e emergência, tratamento de hemodiálise pelo Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares. Todos os profissionais são especializados, inclusive os da Enfermagem, o que representa um diferencial de grande importância. O Serviço conta, também, com equipes de apoio de nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

O Ambulatório de Pediatria, com mais de 2 mil atendimentos mensais, conta com as especialidades de Aleitamento Materno; Cirurgia de Cardiologia; Cirurgia Pediátrica; Endocrinologia; Genética; Imunologia; Nefrologia; Neurologia Clínica; Ortopedia; Otorrinolaringologia; Pneumologia; Psiquiatria e Reumatologia.

A Enfermaria (com 29 leitos), a Unidade de Terapia Pediátrica (sete leitos) e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Semi-Intensivo (18 leitos) preocupam-se, sobretudo, com o aspecto humano no atendimento da criança, tão importante para a boa evolução do quadro clínico e para a sua recuperação integral. Na Pediatria, os pais têm o direito de acompanhar o filho durante o período de atendimento, até mesmo na UTI Pediátrica, com acesso 24 horas por dia. Com a mesma intenção, os ambientes nas áreas de Pediatria também refletem a preocupação em oferecer tratamento diferenciado às crianças.
Os pequenos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) contam com a Brinquedoteca Terapêutica, um projeto em parceria com a Associação Hospitalhaços. Esse espaço é especialmente preparado para estimular a criança a brincar, que possibilita o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico e criativo que incentiva brincadeiras, bem como promove a humanização hospitalar.

A pediatria do Hospital PUC-Campinas-Campinas é referência na realização de cirurgia cardíaca pediátrica e neonatal. Para tanto, foi criado um Ambulatório de Cardiopediatria Pré-Operatório, em que as crianças e bebês passam por uma preparação antes da cirurgia, contando com uma equipe altamente especializada. O atendimento é realizado por meio de encaminhamento médico do próprio hospital, das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de outras Unidades de Saúde.

Destaca-se, ainda, a técnica cirúrgica de Nuss, minimamente invasiva e utilizada para tratar o pectus excavatum, vulgarmente conhecido como “peito de pombo”. Essa técnica é utilizada para a correção cirúrgica dessa deformidade da parede torácica e foi realizada pela primeira vez no Brasil pelo Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital PUC-Campinas-Campinas. O Serviço tem o maior número de casos operados do país nessa patologia.

O projeto de humanização do Hospital, em especial na Pediatria, visa proporcionar, também, atividades com caráter social, humanitário e o atendimento das necessidades humanas nos seus vários segmentos. Além de desenvolver nos profissionais o espírito de solidariedade que pauta a missão da Instituição, tendo em vista o papel primordial do SUS e a preocupação com a qualidade do atendimento e serviços prestados.

O Serviço conta com a parceria de Grupos Voluntários que atendem regularmente e são compostos pelo PedRiso (Projeto de Extensão da PUC-Campinas); Griots (contadores de história); Hospitalhaços e Medicão.