Reumatologia

Descrição:

Reumatologia é uma especialidade clínica que estuda as doenças que afetam o aparelho osteoarticular. Dentre as principais enfermidades, destacam-se as doenças autoimunes (lupus eritematoso sistêmico; artrite reumatóide; esclerodermia, dermatomiosite e as vasculites). Mas, as mais prevalentes são as doenças degenerativas e inflamatórias como artrose, tendinites, bursites, lombalgia, osteoporose, fibromialgia, gota, entre outras.

O Ambulatório da Reumatologia atende, por mês, cerca de 630 pacientes. Presta atendimento às crianças portadoras de enfermidades reumatológicas e recebe um grande número de pacientes da rede básica do município. Esses ambulatórios, tanto o de adulto como o infantil, são sempre acompanhados pelos alunos do ensino de graduação e da residência médica. Recebem um grande e indispensável suporte dos alunos dos cursos de fisioterapia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional.

Os ambulatórios realizam, também, procedimentos de punção e infiltração articular, muitas vezes auxiliados pelo aparelho de ultrassom, adquirido para estudos e formação acadêmica. A equipe é composta de seis preceptores entre médicos assistentes e docentes e dois residentes e um aprimorando.

O Serviço de Reumatologia do Hospital PUC-Campinas formou cerca de 40 especialistas com bom desempenho e aprovação no exame para o título de especialista da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Atualmente, desenvolve atividades de ensino teórico/prática no quarto e quinto anos do curso de Medicina, no terceiro de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional.

A Pesquisa da Reumatologia também faz parte desse contexto. É a unidade que colabora na condução de estudos clínicos com linhas de pesquisa como Fibromialgia, Espondiloartrites e Ultrassom em Reumatologia e essas atividades são desenvolvidas pelos doutores José Roberto Provenza, Rubens Bonfiglioli e José Alexandre Mendonça, respectivamente.

Há 11 anos a pesquisa clínica, com novos fármacos, também tem sido uma atividade de formação, realizando a integração com áreas afins como Enfermagem e Farmácia.

“Este ano, formamos a Liga de Reumatologia, com a participação de todos os docentes e de onze alunos da Graduação, potencialmente interessados na futura especialidade. Não obstante os grandes desafios diários colocados à nossa frente, encontramos muita energia no bom relacionamento do nosso grupo, em que o respeito, carinho e amizade imperam sobre todas as dificuldades. Talvez possa dizer por todos, que somos felizes e gratos pelas oportunidades que tivemos durante todos esses anos”, ressalta o médico chefe da especialidade, José Roberto Provenza.