Uma projeção para a psiquiatria na era pós-COVID-19: potenciais tendências, desafios e direções

O artigo “Uma projeção para a psiquiatria na era pós-COVID-19: potenciais tendências,  desafios e direções” (“A projection for psychiatry in the post-COVID-19 era: potential trends, challenges and directions”, Türközer & Öngür, Molecular Psychiatry, 2020) traz como foco alertar sobre um impacto negativo na saúde mental da população, assim gerando um aumento no número de casos de transtornos psiquiátricos em meio a pandemia. Também são feitas recomendações para os profissionais de saúde e instituições sobre como se preparar para este novo desafio, dentre elas a importância de profissionais da atenção básica atenderem os casos psiquiátricos e não apenas referenciá-los para um especialista.

Links para os artigos originais artigo

Comentário do Professor

Os transtornos psiquiátricos, com a depressão e ansiedade, já são um problema sério de saúde pública há anos que vem se agravando cada vez mais.
Com a pandemia do Covid 19 e as consequências das restrições e isolamento, esses transtornos aumentaram acentuadamente. Novos casos desses transtornos e piora dos pacientes que já tratavam desses problemas.

Nesse sentido, devemos ficar atentos para identificar quem são os novos casos ou aqueles com piora dos sintomas. Pessoas nessas condições, além do próprio sofrimento imposto pelos sintomas, poderão ainda responder de forma pouco satisfatória nos casos de serem acometidos pela Covid 19.
Essas pessoas devem procurar ajuda profissional, além dos cuidados básicos com a saúde mental, dentro do possível, como atividades de relaxamento, culturais, atividades físicas, etc.

Dr. Eduardo Henrique TeixeiraProfessor da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas e Chefe do Departamento de Psiquiatria.