CAMPANHA DO MAIO AMARELO

O que é?
Movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsitos.

Por que Maio?
Pois, foi em 11 de maio de 2011 que a ONU decretou 2011-2020 a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para a realização as ações em prol da diminuição dos acidentes de trânsito.

Por que Amarelo?
O amarelo simboliza atenção a sinalização e, também, a advertência no trânsito.
Qual o objetivo? Chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no transito em todo o mundo. E, desta forma, colocar em pauta a discussão sobre o trânsito e seus acidentes envolvendo tanto o Poder Público quanto a sociedade civil como um todo.

Braço de Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva (LAOME)

O mês de maio é, desde 2011, referência mundial à conscientização e combate aos acidentes de trânsito. Sabe-se que esta é a nona maior causa de mortes no mundo, e a primeira na faixa etária dos 15 aos 29 anos.

Foi pensando nisso que a Liga Acadêmica de Ortopedia e Medicina Esportiva (LAOME), iniciou no dia primeiro de maio a campanha “Tá demorando por quê?”. Nossa campanha tem como objetivo dar foco aos acidentes envolvendo os entregadores de Delivery, buscando conscientizar os usuários desses aplicativos e colocar em pauta esta discussão.

A ideia para o tema surgiu a partir de dados obtidos em um trabalho realizado no Hospital PUC-Campinas, conduzido pela Dra. Cíntia Bittar. Os dados iniciais do trabalho apontam uma relação entre o aumento do isolamento social durante a Pandemia do COVID-19 e um maior número de acidentes envolvendo os motoboys, com um importante indício de aumento de mortes no local.

Liga do Trauma

O Projeto Salvando Vidas foi idealizado pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) e pelo Comitê̂ Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT). Este consiste em um projeto social que visa ensinar e conscientizar o público leigo acerca dos primeiros socorros em situações cotidianas de urgência e emergência, contribuindo, desta forma, para a sua prevenção.

Assim, a Diretoria da Liga do Trauma da PUC-Campinas de 2021 mobilizou seus ligantes que declararam interesse em participar do projeto, para atuarem na produção e divulgação de materiais informativos para a Campanha do Maio Amarelo. O projeto tem como objetivo captar a atenção do público, alertando quanto à segurança e respeito no trânsito. Este constituiu-se em três frentes distintas:

Posts Informativos

Produção de posts de caráter informativo divulgados no instagram da liga do trauma (@ligadotrauma_puccampinas)

Post 01

👉 O que é? É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, que busca engajar a participação da população, empresas, governos e entidades em um objetivo comum: discussões e ações efetivas que tenham como foco a segurança viária.   

🚘 A discussão sobre segurança no trânsito é importante pois, a cada ano, a vida de aproximadamente 1,35 milhão de pessoas é interrompida devido a um acidente de trânsito. Além disso, entre 20 e 50 milhões de pessoas sofrem lesões não fatais, muitas delas resultando em incapacidade para o resto da vida.   

‼️ Fique atento: são fatores de risco para acidentes de trânsito: o excesso de velocidade; a direção sob efeito de álcool e outras substâncias; a ausência ou inadequação do uso de capacetes, cinto de segurança, e cadeirinhas infantis; a direção distraída; uma infraestrutura viária insegura; veículos inseguros; além da violação das leis de trânsito no geral.    

👀 Fique de olho: durante todo o mês de maio, você poderá acompanhar neste perfil publicações a respeito da importância e impacto da campanha, posts informativos para uma melhor segurança no trânsito e como agir em casos de necessidade. Siga, curte e compartilhe! 👍  

Material produzido pela @ligadotrauma_puccampinas   

#maioamarelo #ligadotraumapuccampinas #acidentes #transito   

FONTE post 1:  

O MOVIMENTO MAIO AMARELO. Organização Mundial da Saúde (OMS)2021. Disponível em: < https://www.onsv.org.br/o-movimento-maio-amarelo/ > Acesso em: 27/04/2021 

Bebida Alcoólica

📍 Você é jovem? Os acidentes de trânsito são um problema de preocupação mundial que acarreta um número excessivo de mortes e prejuízos por ano. Principalmente na população jovem, a faixa etária de 18 a 24 anos representa 55% das mortes, tanto em rodovias quanto em vias municipais. 

 ️ É comprovado que o consumo de álcool compromete a aptidão para dirigir. 

 🍺 Nos primeiros goles o álcool atua como estimulante e pode gerar a sensação de excitação. Porém, seu efeito depressor prejudica a capacidade de julgamento do indivíduo e na tomada de decisões. À medida que mais doses são ingeridas, as habilidades motoras e o tempo de reação pioram e o comportamento pode se tornar impulsivo e agressivo. A ingestão de mais doses ainda causa sonolência ou até mesmo desmaios ao volante. 

 🤯 De acordo com a OMS, 15% das mortes decorrentes de acidentes de trânsito no mundo foram atribuídas ao álcool em 2012. Ainda, estima-se que 18% e 5,2% dos acidentes de trânsito entre homens e mulheres, respectivamente, no Brasil foram causados pelo uso de bebidas alcoólicas. 

 ️ Segundo a análise da Secretaria de São Paulo, dirigir sob efeito de álcool aumenta em três vezes a chance de morte em um acidente de trânsito, aproximadamente. 

 📲 Além disso, pesquisa realizada pela Abramet, revelou que o uso de celular na direção já é a terceira maior causa de mortes de trânsito no Brasil. Só perde para o excesso de velocidade e a embriaguez ao volante. Além da visão a atenção é importante para dirigir, e ao atender ligações o motorista também desvia sua concentração da estrada. 

 Material produzido pela @ligadotrauma_puccampinas  

 #maioamarelo #ligadotraumapuccampinas #acidentes #transito #bebida #alcool  

 FONTE post 2:  

PESQUISA COMPROVA: O USO DE CELULAR AO VOLANTE JÁ É A TERCEIRA CAUSA DE MORTE NO TRÂNSITO BRASILEIRO. Portal do trânsito e mobilidade, 01/10/2018. Disponível em: < https://www.portaldotransito.com.br/noticias/pesquisa-comprova-o-uso-do-celular-ao-volante-ja-e-terceira-causa-de-mortes-no-transito-brasileiro-2/ > Acesso em: 28/04/2021 

VIDA NO TRÂNSITO. Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, maio de 2021. Disponível em: < https://www.saude.mg.gov.br/vidanotransito > Acesso em: 28/04/2021 

ÁLCOOL E TRÂNSITO. Centro de informações sobre saúde e álcool (CISA), 29/08/2014.Disponível em: < https://cisa.org.br/~cisaorg/index.php/pesquisa/artigos-cientificos/artigo/item/79-alcool-e-transito > Acesso em: 27/04/2021 

ESTATÍSTICAS. Portal do trânsito e mobilidade2021. Disponível em: < https://www.portaldotransito.com.br/estatisticas/ > Acesso em: 27/04/2021 

Trauma Pediátrico

 🤯 Essas são a principal causa de morte em crianças e jovens: a cada 4 minutos uma criança morre por trauma automobilístico no mundo. No Brasil, a região Sudeste é a que apresenta maiores mortes, seguida pela Nordeste.  

 👉 Lembre-se: até os 10 anos as crianças devem ser transportadas no branco traseiro com o uso de cinto de segurança e até os 7,5 anos é preciso usar cadeirinha, bebê conforto ou assento de elevação sendo que estes devem conter certificação americana, europeia ou do Inmetro. Tal uso reduz a mortalidade em até 70% em acidentes. Não é recomendado que menores de 12 anos andem desacompanhados na rua. 

 👦🏽 As crianças ainda estão em desenvolvimento físico, psicológico e cognitivo, portanto são mais susceptíveis à traumas automobilístico, principalmente o atropelamento.  

 – Menor amplitude visual: enxergam o que está na frente delas mas não a periferia.  

 – Baixa estatura: por serem menores, os motoristas não conseguem ver a criança atravessando a rua, por exemplo.  

 – Não entendem o “tempo de reação” que o motorista tem ao ver um obstáculo e frear, logo podem ser mais imprudentes.   

– A criança tende a imitar o adulto: se ele atravessa fora da faixa, ela tende a segui-lo.   

Existem variações na anatomia pediátrica o que, consequentemente, pode gerar um pior prognóstico: em um atropelamento, a colisão do carro com o organismo infantil causa grande impacto na cabeça, tórax e abdome já que a criança é naturalmente menor.   

A OMS recomenda:   

– Controle da velocidade, principalmente perto de parques e escolas   

– Fiscalização do uso de capacetes – Dispositivos de retenção   

– Melhorias da infraestrutura viária   

– Medidas para melhor visibilidade das crianças – Melhorias nos projetos dos veículos (por exemplo, maior área de absorção de impacto)   

– Redução de risco para jovens condutores  

 – Cuidados apropriados para crianças poli-traumatizadas (hospitais com equipes e instrumentos preparados)   

– Supervisão de crianças próximas às ruas 
 

Material produzido pela @ligadotrauma_puccampinas   

#maioamarelo #ligadotraumapuccampinas #acidentes #transito  

 FONTE post 3:  

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA. Mortalidade de crianças no trânsito. 2018. Disponível em: < https://www.onsv.org.br/mais-de-cem-criancas-morrem-por-mes-emacidentes-de-transito-no-brasil/ >  

WOLRD HEATLH ORGANIZATION. Children and Road Traffic. 2004. Disponível em: https://www.who.int/violence_injury_prevention/child/injury/world_report/Road_traffic_injuries_english.pdf >   

SOCIEDADE PEDIÁTRICA DE SÃO PAULO. Pediatra Atualize-se. 2017. Disponível em: < https://www.spsp.org.br/site/asp/boletins/AT9.pdf  > 

Como se comportar em um acidente?

🚘 Muitas vezes, presenciamos acidentes sérios no trânsito e não sabemos como agir na hora de socorrer a vítima.  

 👉 Você sabia? Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 176, omissão de socorro em caso de acidente é considerada infração gravíssima, gerando 7 pontos na carteira de motorista e uma multa no valor de R$293,47, além da suspensão da CNH. O Código de Trânsito faz alguns apontamentos, que são enfatizados pelo DETRAN, acerca da conduta a ser tomada diante de um acidente de trânsito:  

 1️⃣ Assuma a situação: mantenha a calma e evite o pânico;  

 2️⃣ Verifique se existem vítimas no local;  

 3️⃣ Peça socorro profissional imediatamente, informando o número de vítimas e a localização  

 4️⃣ Garanta a segurança de todos: estacione o veículo em local seguro, não bloqueie a passagem da polícia ou do resgate, ligue o pisca-alerta, sinalize o local com triângulo, em uma distância de no mínimo 30 metros). Em seguida, identifique as ameaças à segurança e verifique os riscos associados (como vazamento de combustível)  

 5️⃣ Verifique a situação das vítimas, tranquilize-as e caso não haja riscos como incêndio ou quedas, evite que elas se movam e não retire os equipamentos de segurança. A movimentação dos feridos, em um atendimento inadequado, pode deixar graves sequelas.  

 6️⃣ Proteja-se: evite contato com as secreções ou sangue da vítima e não entre em um automóvel se desconfiar que existe algum risco de combustão ou explosão.  

 📞 Saiba onde ligar: nesses casos, o indicado a se fazer é ligar para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) por meio do número 1️⃣9️⃣2️⃣ ou para o Corpo de Bombeiros, que atende pelo número 1️⃣9️⃣3️⃣ , e comunicando sobre o acidente com o máximo de informações possíveis para auxiliar na preparação dos profissionais e não saia do local até o socorro chegar!  

  Mas lembre-se: quem presta os primeiros socorros deve conhecer suas próprias limitações. Informe-se. A informação é a melhor arma na preservação da vida!  

 Material produzido pela @ligadotrauma_puccampinas  

 #maioamarelo #ligadotraumapuccampinas #acidentes #transito  

 FONTES post 4  

ABRAMET Noções de Primeiros Socorros no Trânsito. São Paulo: ABRAMET, 2005. Disponível em:<  http://www.detran.pr.gov.br/arquivos/File/habilitacao/apostilas/primeirossocorros.pdf > . Acesso em: 25/04/2021  

Lei N° 9.503, de 23/09/1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Código de Trânsito Brasileiro. Brasília, DF. Disponível em: https://www.onsv.org.br/o-movimento-maio-amarelo/ Acesso em: 25/04/2021.  

Vídeo sobre acidentes no trânsito

Produção de um vídeo sobre os acidentes de trânsito cujo objetivo é impactar a pessoa que estiver visualizando

Cartilha

Produção de uma cartilha com informações e alertas referente ao tema, além de jogos sobre informações de trânsito que exigem a interação do leitor