Treinamento Via Aérea para profissionais da saúde em tempos de Coronavírus (Covid-19)

HOSPITAL PUC-CAMPINAS REALIZA TREINAMENTO GRATUITO DE VIAS AÉREAS

O Hospital PUC-Campinas, por meio do Serviço de Anestesia sob responsabilidade da anestesista Andrea Inácio, realiza o treinamento de via aérea (VA) para médicos e outros profissionais de saúde do próprio Hospital ou de outras instituições de saúde. A atividade, voltada para quem atende pacientes com coronavírus (Covid-19), é feita por meio da prática em cenários de simulação e estação de habilidades, que tem por objetivo preparar, demonstrar e treinar habilidades no manejo de via aérea em pacientes com coronavírus (Covid-19).

O treinamento é realizado desde o dia 14 de abril no Centro Cirúrgico do Hospital, duas vezes por dia, com boneco que simula o paciente. Por turma são 12 profissionais. Segundo Andrea, são as metas do treinamento: “treinar o profissional no uso adequado dos dispositivos de oxigenioterapia; no uso dos agentes farmacológicos necessários à estabilização dos pacientes com quadros respiratórios graves; no uso adequado dos dispositivos e acessórios de intubação e controle da via aérea; quanto aos cuidados na ventilação mecânica e transporte dos pacientes com quadros respiratórios graves”.

“O treinamento profissional para prática de intubação de Via Aérea contribui também para minimizar a contaminação dos profissionais de saúde pelo coronavírus (Covid-19)”, completa. Os médicos e outros profissionais de saúde de outras instituições de saúde que tenham interesse em participar podem entrar em contato pelo telefone (19) 3343-8393. A especialista agradece às equipes do Serviço de Anestesia e Serviço de Educação Continuada (SEC) pelo apoio na aplicação do treinamento.