Combate Contra a Dengue
Você sabia que uma tampinha com água parada é suficiente para ser um criadouro do mosquito?
O mosquito aedes aegypti, o da Dengue, é típico de regiões com presença de calor e chuvas. O macho alimenta-se de frutas e outros vegetais adocicados. A fêmea, porém, alimenta-se de sangue, principalmente humano. As fêmeas costumam picar o ser humano, no início da manhã ou no final da tarde, nas regiões dos pés, tornozelos e pernas. Isso ocorre pois costumam voar a uma altura máxima de meio metro do solo. A fêmea deposita seus ovos em locais com água parada (limpa ou pouco poluída). Por isso, é importante não deixar objetos com água parada. Sem esse ambiente favorável, o aedes aegypti não consegue se reproduzir.
Veja como se proteger do mosquito da dengue:Lave, semanalmente, os tanques utilizados para armazenar água por dentro e com escova, e mantenha-os tampados; Mantenha a caixa d’água, tonéis e barris sempre bem tampados; Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje; Retire os pratinhos das plantas ou encha-os de areia; Entregue pneus velhos no posto de reciclagem ou guarde-os sem água em local coberto; Tire tudo que possa impedir a água de correr pela calha; Embale todo material reciclável; Guarde as garrafas sempre de cabeça para baixo; Procure o Serviço de Saúde em caso de febre, dores de cabeça e no corpo.
Não adianta cuidar apenas da limpeza de sua casa, de seu quintal ou de seu bairro. O seu ambiente de trabalho também precisa estar limpo para que o mosquito da dengue fique longe de você. Mobilize-se!